BANCOS OFERECEM PAUSA NO FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO PARA CLIENTES DO RS; SAIBA COMO SOLICITAR
Demandas devem ser feitas pelos aplicativos das instituições (Por Jhully Costa) - foto divulgação -
quinta-feira maio 16, 2024
Em meio às enchentes que atingem o Rio Grande do Sul, os bancos estão oferecendo uma série de condições especiais para clientes que foram afetados. Entre essas medidas, uma das mais relevantes é a pausa no financiamento imobiliário, já que a prestação da casa própria costuma comprometer parte significativa da renda das famílias.
Ao menos três instituições financeiras consultadas pela reportagem de GZH oferecem essa opção aos clientes. Confira como solicitar:
Banco do Brasil
Clientes do Banco do Brasil (BB) têm acesso à repactuação de até quatro parcelas de capital e encargos básicos das operações de financiamento imobiliário e empréstimo com garantia de imóvel. As prestações pausadas serão transferidas para o final do cronograma de pagamento. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo ou pelos demais canais de atendimento do banco. Veja o passo a passo:
Autoatendimento de pessoa física pelo site:
- Acesse o site do BB;
- Informe sua agência, conta e senha de acesso;
- Clique no menu “empréstimo”;
- Selecione a opção “BB crédito imobiliário”;
- Clique em “repactuação especial”.
Aplicativo do Banco do Brasil:
- Informe sua senha de acesso;
- Clique no menu “empréstimos”;
- Selecione a opção “crédito imobiliário”;
- Clique em “repactuação especial”.
Caixa Econômica Federal
Desde 9 de maio, a Caixa disponibiliza a possibilidade de fazer uma pausa de até seis meses no pagamento das parcelas do financiamento habitacional nas regiões atingidas pelas enchentes. Essas prestações também podem ser incorporadas no saldo devedor de clientes inadimplentes. Para solicitar a pausa, o cliente deve fazer o requerimento pelo aplicativo Habitação Caixa ou em uma agência bancária.
Para solicitar a suspensão dos pagamentos das prestações dos financiamentos de imóveis por meio do Minha Casa Minha Vida ou do Pró-Cotista utilizando recursos provenientes do FGTS, pode-se ligar para o número 0800 104 0104.
Itaú
Neste momento sensível, para clientes das regiões impactadas que possuem financiamentos imobiliários, o banco ampliou a possibilidade de suspender o pagamento de duas para até três parcelas, por meio do “Pula Parcela”.
Ao optar por essa funcionalidade, o valor das parcelas puladas é diluído nas seguintes. A contratação pode ser realizada através do aplicativo Itaú.
Aplicativo Itaú
- Acesse produtos
- Vá em crédito imobiliário
- Clique em meus contratos e propostas
- Vá para pula parcela
O banco informa, ainda, os contatos via Whatsapp e central de atendimento e orienta o contato pelo site.
GZH também consultou os bancos Bradesco, Santander e Banrisul sobre a possibilidade de pausar os financiamentos imobiliários e aguarda retorno para incluí-los na reportagem. (Fonte: Zero Hora)