BC DIVULGA LISTA DE BANCOS COM MAIS RECLAMAÇÕES; VEJA RANKING

Bradesco está na terceira colocação


terça-feira fevereiro 27, 2024

O Banco Central divulgou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no quarto trimestre de 2023.

O BTG Pactual/Banco Pan lidera a lista. O pódio é seguido por Pagbank-PagSeguro e Bradesco. Os dados foram divulgados na tarde desta quinta-feira (25). BTG Pactual/Banco Pan teve índice de reclamações (Por Otávio Augusto)

O Banco Central divulgou o ranking de reclamações entre as 15 maiores instituições financeiras e de pagamento do Brasil no quarto trimestre de 2023.

O BTG Pactual/Banco Pan lidera a lista. O pódio é seguido por Pagbank-PagSeguro e Bradesco.

BTG Pactual/Banco Pan teve índice de reclamações de 34,11, com 791 registros procedentes, em um universo de 23,184 milhões de clientes.

Já o Pagbank-PagSeguro, com índice de 20,35 e 633 reclamações procedentes e, em terceiro, o Bradesco (índice de 18,96 e 2.007 reclamações procedentes).

O índice é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000. Na prática, quanto maior o indicador, pior a classificação da instituição.

Veja a lista das instituições com mais reclamações:

  1. BTG Pactual/Banco Pan
  2. Pagbank-PagSeguro
  3. Bradesco Inter
  4. C6 Bank
  5. Santander
  6. Caixa
  7. Neon
  8. Original
  9. Itaú
  10. Nubank
  11. Votorantim
  12. Banco do Brasil
  13. Mercado Pago
  14. Ame Digital

Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços; problemas com cartão de crédito; e portabilidade de operações estão entre as principais reclamações — veja em detalhe no fim da reportagem.

Veja abaixo as dez reclamações mais frequentes no terceiro trimestre:

1. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (1.934)

2. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito (728)

3. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado (722)

4. Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais (515)

5. Oferta ou prestação de informação sobre a conta ou serviços acessórios de forma inadequada (474)

6. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado (473)

7. Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada (454)

8. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga -instituição de pagamento (413)

9. Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pós-paga – instituição de pagamento (407)

10. Débito em conta não autorizado pelo cliente, ou não cumprimento das regras aplicáveis (400) (Fonte: O Antagonista)