A NOVA ASSESSORA DA CAIXA

Maria do Socorro Mendonça de Carvalho Marques, ex-esposa do ministro Kassio Nunes Marques (foto), do Supremo Tribunal Federal (STF), foi contratada como assessora da Presidência da Caixa Econômica Federal.


sexta-feira janeiro 19, 2024

A contratação ocorreu em 26 de dezembro de 2023.

Segundo O Bastidor, Kassio e Maria do Socorro se divorciaram em setembro do ano passado. No entanto, os documentos entregues à Junta Comercial do Distrito Federal ainda dão o magistrado e a nova funcionária do banco como casados.

Experiência em cargos públicos
Essa não é a primeira vez que Maria do Socorro Mendonça de Carvalho Marques irá atuar em um órgão público.

Ela tem ocupado posições em gabinetes de parlamentares desde 2011, quando o agora ex-marido chegou a Brasília para ser desembargador do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, o TRF1.

Desde então, ela trabalhou os petistas Wellington Dias e Regina Sousa, além dos senadores Zé Santana (MDB) e Elmano Ferrer (PP), todos do Piauí, estado de origem de Kássio e Maria do Socorro.

Maria do Socorro e novo presidente da Caixa

Ao assumir um cargo na Caixa, a ex-esposa de Kassio Nunes Marques trabalhará para Carlos Antônio Vieira Fernandes, presidente da Caixa.

Conterrâneo do casal, o presidente do banco é apadrinhado do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do senador Ciro Nogueira (PP-PI), e mantém boas relações com o ministro do Supremo.

As outras atividades da nova funcionária da Caixa
Dados da Receita e da Junta Comercial do Distrito Federal mostram que Maria do Socorro tem participação societária em pelo menos duas empresas, além de ter sido sócia de uma terceira, fechou no final de 2023.

Ela é sócia-administradora da MM Assessoria e Consultoria Econômica e Financeira Ltda e sócia da advogada Karine Nunes Marques, irmã do ministro, na Nunes & Marques Administradora de Imóveis.

Maria do Socorro também tinha participação societária na Lamark Construções Ltda, mas a empresa foi fechada após ela assumir o cargo no banco.

Conflito de interesses?
A contratação de Maria do Socorro pela Caixa ocorre após seu ex-marido pedir vista no julgamento sobre a constitucionalidade da Lei das Estatais, em dezembro de 2023, e depois de ele votar a favor da alteração do cálculo de correção do FGTS, em novembro.

Ambos os casos são importantes para o governo Lula. (O Antagonista)