Junho Lilás: conscientização da violência contra idosos
No Brasil, a violência contra pessoas idosas é crescente. Por isso, o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado nesta quarta-feira (15/06), é para alertar a população sobre as questões de maus tratos praticados contra idosos. Também faz parte da campanha Junho Lilás.
quarta-feira junho 15, 2022
A violência contra pessoas acima de 60 anos é um grave problema de saúde pública que necessita de intervenção e acompanhamento de todos. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 registrou 33,6 mil casos de violência contra pessoas idosas. Entre março e junho de 2020, o número de denúncias teve alta de 59%. No total, foram 25.533 casos.
Entre os tipos de violências às quais as pessoas mais velhas estão sujeitas são física, psicológica, sexual, institucional, patrimonial e discriminação. Além de negligência e abuso financeiro.
Viver com dignidade e sem maus tratos é um direito de todos, principalmente dos idosos. Vale ressaltar que violência contra pessoa idosa é crime. Há várias formas de denunciar a prática contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Um dos principais canais é o Disque 100.
Fonte: UOL