Trabalhadores perdem três horas por semana em reuniões desnecessárias
quinta-feira maio 5, 2022
Sabe o papo da “reunião que poderia ser um e-mail”? Pois para muitos trabalhadores é a pura verdade. Eles perdem em média três horas por semana em reuniões desnecessárias, segundo um levantamento da plataforma de gerenciamento de trabalho remoto Asana. Em um ano, isso dá 129 horas. Foram entrevistados no estudo 10.624 trabalhadores da Austrália, França, Alemanha, Japão, Singapura, Reino Unido e EUA.
A pesquisa analisa o trabalho remoto ou híbrido no último ano, em que muitas empresas se readequaram após o relaxamento de medidas sanitárias da pandemia de covid. A organização excessiva para o trabalho ainda tem sido um problema: de acordo com os participantes, cerca de 58% do trabalho é gasto com pormenores organizacionais. Ou seja, 23 das 40 horas semanais se perdem com tarefas triviais e repetitivas. Em 2021, o índice foi quase o mesmo: 60%.
A boa notícia é que houve um pequeno crescimento no chamado trabalho qualificado, que demanda conhecimentos específicos dos profissionais; ele subiu de 26% para 33% em um ano. No entanto, o trabalho estratégico — planos de ação para se atingir uma meta importante — caiu de 14% para 9%.