Nubank é condenado a indenizar cliente que teve celular roubado
Nubank terá que indenizar cliente em R$ 5,1 mil. A situação se deu após o cliente do banco sofrer uma fraude bancária (POR HANNAH ARAGÃO)
quarta-feira abril 20, 2022
A vítima em questão teve o aparelho celular roubado, as informações são de que o mesmo teria então solicitado que sua operadora de telefone realizasse o bloqueio do número e aparelho. Apesar das medidas tomadas, os criminosos conseguiram transferir todo seu dinheiro.
Dinheiro guardado
A transferência retirou as quantias da vítima que se encontrava na sessão “dinheiro guardado” do aplicativo do Nubank. Os criminosos apenas concluíram a ação na manhã seguinte ao roubo do aparelho, a situação aconteceu em agosto de 2021.
Após o ocorrido, o cliente entrou em contato com o banco e solicitou à instituição financeira que restituísse os valores, mas precisou ouvir que seu pedido seria negado e que havia existido uma falha de segurança que resultou na fraude. Diante da situação, o cliente moveu um processo contra o banco digital.
Processo contra o Nubank
O processo movido pelo cliente foi levantado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP). Para a justiça, o Nubank afirmou não poder se responsabilizar pela ação fraudulenta, visto que a mesma foi concluída com a senha pessoal da vítima. Segundo o banco, o cliente não foi capaz de apontar os danos sofridos pelo serviço prestado.
Para a juíza Tamara Hochgreb Matos, existiu uma falha na segurança do aplicativo Nubank. A magistrada da 24° Vara Cível do Foro Central de São Paulo, afirmou que o banco precisava garantir a segurança na transferência, o que segundo a mesma, não teria acontecido e por isso, o Nubank é responsável pela invasão da conta.
Para concluir a decisão, Matos citou um caso semelhante envolvendo o Mercado Livre e Mercado Pago. Na fraude, criminosos teriam acessado os dados da vítima pelo sistema da empresa e com isso, a empresa precisou pagar ao cliente R$ 9,7 mil, valor referente a quantia roubada no golpe. (Fonte: fdr)