Alta de casos de Covid-19 pressiona sistema de saúde
O Brasil registrou um novo recorde em número de casos de Covid-19. Na última quinta-feira (27/01), foram registradas 228.954 novas contaminações em 24 horas. O dado assustador é o segundo recorde seguido, em função da variante Ômicron, que preocupa por conta dos riscos de colapso no sistema de saúde nacional.
terça-feira fevereiro 1, 2022
Segundo dados do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), o número de óbito também saltou de 570 para 672, maior dado desde 5 de setembro.
O avanço no número de casos deve pressionar ainda mais os sistemas de saúde do país. No início da semana passada, seis estados, o Distrito Federal e nove capitais já estavam em alerta crítico, com mais de 80% da ocupação dos leitos de UTI para a Covid-19, de acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).
O alerta neste momento é para que as pessoas concluam seu esquema vacinal, já que 80% dos internados em casos graves não tomaram a vacina, segundo a Fiocruz. Outras demandas de saúde têm sido impactadas pelo internamento de covid, quando o quadro poderia ser diferente.
Fonte: Terra