CLIENTES DO NUBANK SÃO ALVO DE GOLPE DE COMPRA NÃO RECONHECIDA
Vítimas relatam que as tentativas de fraude por ligação telefônica envolvem o mesmo número e mensagem eletrônica do banco digital. Criminosos criam falsa central de atendimento para aplicar golpe em cliente de bancos. (Por Eduarda Lisboa)
segunda-feira março 11, 2024
Uma nova tentativa de fraude tem como alvo os clientes do Nubank. Em uma tentativa de enganar quem está do outro lado da linha telefônicas, os golpistas utilizam, de forma camuflada, o mesmo número de telefone (4020-0185) do banco digital e a mesma voz eletrônica para alertar sobre supostas compras realizadas no cartão do consumidor. O objetivo é roubar os dados e o dinheiro das vítimas.
Na ação criminosa, o cliente do banco recebe uma ligação, supostamente, oficial do Nubank, mas que na verdade é feita por uma falsa central de atendimento. Ao atender, é pedida a confirmação de uma compra feita no cartão, na maioria das vezes, de um valor alto para atrair a atenção e preocupar o consumidor. Ao pressionar o dígito e solicitar o cancelamento da compra, o cliente passa a conversar diretamente com o golpista.
Os casos têm ocorrido em todos país. Em Santa Catarina, o Procon do município de Tubarão registou o caso de um consumidor que caiu no golpe através de ligação telefônica, sendo que os criminosos realizaram um empréstimo de R$ 50.750,00 em nome da vítima, uma transferência via Pix de R$ 4.800,00 e outra transferência de R$ 4.600,00, totalizando um prejuízo de R$ 60.150 Além disso, outros clientes, de diversas instituições financeiras, relataram pelas redes sociais que sofreram a tentativa de golpe. (Fonte: A Gazeta)