Mundo teve 3 vezes mais mortes na pandemia do que apontam os dados oficiais

Organização Mundial de Saúde divulga estimativa que contabiliza o total de mortes de cerca de 15 milhões. Número considera impacto direto da Covid e o indireto sem notificações, causado por falta de assistência médica, superlotação de hospitais ou pela demora em buscar o médico


segunda-feira maio 9, 2022

Cerca de 15 milhões de pessoas morreram por causa da pandemia de Covid-19 em todo o mundo até o fim de 2021, de acordo com estimativa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) ontem quinta-feira (5).

 

O número (14,9 milhões de mortes, com uma margem de entre 13,3 e 16,6 milhões) é bem superior ao que consta nos dados oficiais do período: 5,4 milhões de mortes por causa da Covid entre janeiro de 2020 e dezembro do ano passado.

 

Ou seja, a estimativa do chamado “excesso de mortalidade” (número de mortes acima da média histórica) indica que a pandemia teve um impacto três vezes superior ao que consta na soma dos balanços oficiais divulgados pelos países.

A projeção da OMS vai na mesma direção de estudo publicado em março na revista “The Lancet”, que também aponta que a pandemia matou três vezes mais pessoas do que consideram os registros oficiais.

 

“Esses dados preocupantes não apenas apontam para o impacto da pandemia, mas também para a necessidade de todos os países investirem em sistemas de saúde mais resilientes”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

 

A OMS declarou a pandemia de coronavírus no dia 11 de março de 2020. De lá para cá, o Brasil já registrou mais de 663 mil mortes por Covid-19 e mais de 30 milhões de casos confirmados.

Fonte: G1

 
 

Os comentários estão encerrados.