CNH: Saiba quem precisa renová-la e até quando deve ser feito
Durante a pandemia, quem precisava fazer a renovação da Carteira Nacional de Habilitação – CNH – teve um prazo maior até que o órgão responsável pelo processo voltasse a operar regularmente. Nesse sentido, agora o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) divulgou o novo prazo para quem está com o documento vencido desde 2020.
quarta-feira abril 13, 2022
Renovação da CNH
A Carteira Nacional de Habilitação é um documento obrigatório para quem deseja dirigir algum veículo no Brasil. No intuito de manter sempre regulado e ajudar na fiscalização dos órgãos responsáveis, é preciso fazer a revalidação do documento no tempo previsto. O uso da CNH vencida pode gerar alguns desconfortos para o motorista, como multa e até mesmo retenção do veículo.
Durante a pandemia em 2020, os órgãos responsáveis por fazer a renovação do documento se encontraram inoperantes parcialmente ou totalmente, o que ocasionou no aumento de tempo do período previsto para renovação da CNH. No entanto, desde 2021 alguns estados voltaram a aplicar os prazos de validade e agora em 2022 é necessário que todos os motoristas com isso pendentes se regularizem.
Sendo assim, confira agora a lista disponibilizada pelo Contran e descubra se você precisa renovar sua CNH, e caso sim, até quando será o prazo.
Prazos para renovação da CNH
Para quem estava com o documento vencido entre setembro e outubro de 2020, teve até dia 31 de março de 2022 para revalidar a carteira. No caso das pessoas que a CNH venceu entre novembro e dezembro de 2020 precisam renová-la até 30 de abril.
As que estão vencidas entre janeiro e fevereiro de 2021 terão até 31 de maio de 2022, já as CNHs vencidas entre março e abril precisam realizar a renovação até 30 de junho. No caso do documento vencido entre julho e agosto de 2021 têm até 31 de agosto de 2022.
Para as pessoas que estão com a Carteira de Habilitação vencida entre setembro e outubro de 2021 precisam regularizar até 30 de setembro de 2022. Por fim, as que estão vencidas entre novembro e dezembro de 2021 precisam renovar até 31 de outubro de 2022.
Fonte: Escola educação