BB condenado por exposição em lista de desempenho
terça-feira março 29, 2022
O assédio moral ainda é uma prática recorrente nos bancos e o movimento sindical luta para combater. Por conta da exposição do nome de um gerente em ranking interno de desempenho, o BB foi condenado a pagar uma indenização de R$ 5 mil por danos morais a um trabalhador.
A decisão favorável da 3ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-5) ao bancário, que atuou em diversas agências do Centro-Norte Baiano, não cabe mais recurso.
Segundo o funcionário, a instituição possuía diversos rankings para medir e comparar a atuação dos gerentes e as agências através de programas de computador. Além das cobranças por meio dos grupos de WhatsApp, com mensagens ao longo do dia sobre as metas de vendas impostas e quanto cada trabalhador estava vendendo.
Diante dos relatos do bancário, os desembargadores da 3ª Turma do TRT-5 constaram que o gerente era exposto a situações abusivas e vexatórias, comprovando o assédio moral através de documentos e mídia digital. A relatora do acórdão, desembargadora Léa Nunes, ainda pontuou que a divulgação interna do ranking individual contraria a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
Fonte: Movimento Sindical