PIX e Bancos Digitais causam fechamento de agências pelo Brasil


sexta-feira março 25, 2022

De acordo com o Banco Central (BC), só no ano passado foram 1.017 agências bancárias fechadas no Brasil, quase quatro (3,85) por dia. Já tem cidades inteiras sem nenhuma agência aberta. Os registros apontam que são 438 municípios nesta situação desde 2016.

Porém, apesar da praticidade que o Pix traz, muitos idosos estão sendo prejudicados. Quem não tem afinidade com a internet busca opções cada vez mais distantes para fazer as operações bancárias.

Pix e bancos digitais se popularizam entre brasileiros
Ao mesmo tempo em que as agências tradicionais tentam reduzir os custos para permanecer competitivas, as fintechs ganham cada vez mais destaque.

Os bancos digitais como o Nubank, Neon e C6 conquistam os usuários através das facilidades em realizar transações e acessar os dados da conta. Outro diferencial são as parcerias oferecidas, que vêm se tornando cada vez mais populares.

A pesquisa de Tecnologia Bancária da Febraban mostra que 9 em 10 contratações de crédito são realizadas em canais digitais. A quantidade de transferências bancárias foi 14 vezes maior nessas plataformas que de maneira física.

Além disso, de acordo com a pesquisa da fintech alemã Mambu, os aplicativos são o principal meio para realizar operações bancárias entre os mais jovens. Três a cada quatro brasileiros com idade entre 18 e 35 anos preferem esse método quando precisam usar um serviço financeiro.

Banco Central libera consulta de valores esquecidos para outro grupo
Com isso, os aplicativos bancários se consolidam como o principal meio de relacionamento dos bancos com os consumidores. Ainda assim, a rede de agências ainda tem a sua importância nos atendimentos complexos, de pessoas idosas e quem não tem acesso à internet.

Fonte: Seu Crédito Digital