Urgente: novo vírus zera a tua conta bancária e reseta celular

Ferramenta executa uma redefinição de fábrica e limpa todos os dados do celular


terça-feira fevereiro 8, 2022

Um vírus trojan, responsável por fraudes bancárias e identificado pela primeira vez no Brasil em 2019, voltou a circular. Porém, desta vez, com uma série de novos recursos. Segundo informações, o malware chamado BRata teria sido repaginado. Agora, além de zerar as contas bancárias do aparelho, também consegue ativar um “kill switch”. Trata-se de uma ferramenta que executa uma redefinição de fábrica e limpa todos os dados do celular. Então, para saber mais, confira a seguir!

O novo recurso do malware foi identifico e revelado pela empresa de segurança Cleafy. A empresa afirmou que, além do reset no celular, o BRata agora também possui rastreamento por GPS, comunicação com servidores de controle, capacidade de monitorar os aplicativos bancários das vítimas e, por fim, de direcionar as contas dos bancos localizados em outros países.

Em nota, a Cleafy afirmou que o BRata “tem seus próprios métodos personalizados para monitorar contas bancárias e ações de outras vítimas realizadas em seu dispositivo móvel”.

Além disso, vale mencionar que o malware monitora todas as teclas que o visitante digita ao entrar no aplicativo do banco de destino. Ou seja, se a vítima abrir o aplicativo do banco e começar a digitar nos campos, os criminosos automaticamente terão acesso a essas informações.

Inicialmente, o BRata foi espalhado apenas entre usuários brasileiros, mas agora também estaria presente em bancos na Europa, Estados Unidos ou América Latina. “Depois que o malware infectou e realizou com sucesso uma transferência bancária do aplicativo bancário da vítima, ele forçará uma redefinição de fábrica no dispositivo da vítima”, escreveu a Cleafy em nota publicada.

Por fim, ainda não há evidências de que o malware esteja se espalhando por meio da Google Play ou por outras lojas oficiais do Android. Possivelmente, teve sua propagação feita por meio de mensagens de texto de phishing disfarçadas de alertas bancários.