UFV e UFJF estão entre as melhores universidades da América Latina, aponta levantamento internacional
Pesquisa da revista inglesa Times Higher Education considerou aspectos como ensino, pesquisa, citações, investimentos e perspectiva internacional
quarta-feira julho 21, 2021

A Universidade de Viçosa (UFV) foi considerada a 2ª melhor instituição de Minas Gerais e a 20ª da América Latina em um levantamento da revista inglesa de educação superior Times Education (THE). Já a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) entrou pela segunda vez no ranking e preenche a 72ª posição entre as instituição latino-americanas e a 6ª no Estado.
Pelo pesquisa, no Brasil a UFV ocupa a 13º posição e a UFJF o 35º lugar.
A análise considera 13 indicadores de desempenho, agrupados em cinco áreas: ensino, pesquisa, citações (influência da pesquisa), perspectiva internacional e renda da indústria (transferência de conhecimento).
A Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ) não foi citada na pesquisa. A lista completa pode ser conferida no site da Times Higher Education.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/N/D/kP7ZWFR5qCEANBBYtIsQ/campus-ufjf.jpg)
Melhores do ranking
Na América Latina, as 3 melhores instituições ranqueadas são a Pontifícia Universidade Católica do Chile, a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade de Campinas (Unicamp). A terceira brasileira mais bem colocada na lista é a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).