Publicado em 04/03/2015 por Feeb-PR
Fenaban
Reunião da Comissão Bipartite de Saúde/ FENABAN

Reunião da Comissão Bipartite de Saúde/ FENABAN
 

 

 

A primeira reunião de 2015 da Comissão Bipartite sobre Saúde no Trabalho, ocorreu em São Paulo, na semana passada, na sede da FENABAN. Pela Contec, a reunião foi coordenada pela diretora de Finanças, Rumiko Tanaka e, pela FENABAN, Nicolino Eugênio da Silva Junior. Na ocasião, os debates iniciaram com os problemas em relação a sistemática do INSS.

Tendo em vista o acúmulo de questões que dificultam soluções eficazes, foi proposto encaminhar um Acordo de Cooperação Técnica com a representação do INSS almejando buscar soluções para os problemas crônicos no sistema atual. Serão realizadas reuniões para abordar sobre as lacunas existentes na práticas, que dificultam atendimento satisfatório nas ocorrências de afastamentos previdenciários ou acidentários por doença.

Sobre a pesquisa coordenada pela FENABAN com a classificação dos afastados que recebem B31- auxilio doença previdenciário e, B91 - auxilio doença acidentário pelo INSS, a Comissão CONTEC manifestou preocupação com CID10, letras F,G e M. Em primeiro lugar, estão os Transtornos Mentais/comportamentais; em segundo lugar, as Doenças do Sistema Nervoso; e, em terceiro lugar, as Doenças Osteomusculares.

Houve o debate sobre a pesquisa e ainda levantados os “FATOS GERADORES” destas doenças mentais. Entre eles: a cobrança ostensiva de metas abusivas, a pressão psicológica, o medo da demissão, a insegurança e o Síndrome do Pânico após um assalto, sequestro, roubo e explosão de caixas eletrônicos.

A proposta de prevenção e recuperação daqueles cujo afastamento oportuniza um tratamento eficaz de recuperação, podemos avançar após estudo profundo de cada caso, para uma recuperação de fato. A Contec destacou ainda que os casos de doenças genéticas e de recuperação impossível, tem de ter apoio e respeito já que é difícil a condição que se encontra o afastado.

A próxima reunião da Comissão será para avaliar a Tabela Completa com mais dados para seguir debatendo o Tema Saúde no Trabalho com a Comissão FENABAN.

Participaram da reunião a CONTEC, FEEB MG GO TO, FEEB PR (estiveram representando a FEEB Pr e os sindicatos filiados os diretores do sindicato dos bancários de Ponta Grossa, Julio Marenda e Osmar Javorski) , FEEB SP MS, Delegacia da Contec do RS, SEEB GO, SEEB TO SEEB SJ dos Campos SP e SEEB Varginha MG. (Fonte: Contec)